Como o nosso lema confirma: “Somos garantia de futuro”. Trabalhamos todos os dias comprometidos com uma máxima: deixar o mundo melhor do que o encontrámos. A nossa vocação de serviço e o nosso compromisso para com o desenvolvimento sustentável fazem com que no Grupo Acideka estejamos há mais de 50 anos a trabalhar pelo bem-estar das pessoas dentro e fora da empresa.
Como parte integrante do nosso compromisso sustentável, desde 2019 colaboramos com o projeto Oncomatryx, destinado a desenvolver novos fármacos contra o cancro.
As part of our sustainable commitment, since 2019 we have been collaborating with the Oncomatryx project, which aims to develop new anti-cancer drugs.
No Grupo Acideka apostamos na investigação
O que é a Oncomatryx?
A ONCOMATRYX é uma empresa criada em 2009 que se dedica ao desenvolvimento de produtos para o diagnóstico e tratamento personalizado dos estádios invasivos do cancro. A Sociedade centra-se numa nova via de diagnóstico e tratamento do cancro atacando, não as células tumorais, mas as células que as rodeiam e facilitam a invasividade, a metástase, a imunossupressão e a resistência do tumor a outros tratamentos.
Conjugados Anticorpo Fármaco e proteínas humanas recombinantes
A ONCOMATRYX desenvolveu conjugados anticorpo‐fármaco que fazem alvo nas proteínas localizadas no microambiente do tumor. Uma nova via para o tratamento do cancro, não dirigido contra as células epiteliais do tumor, mas contra os fibroblastos associados e as células endoteliais que provocam a sua invasividade, a eliminação imunológica e a resistência farmacológica.
Na carteira de produtos, dispõe de 2 linhas mais avançadas: OMTX705 e OMTX703. Cada uma delas se encontra em diferentes graus de desenvolvimento. A Sociedade destaca-se pela sua capacidade para criar novos fármacos contra novos alvos terapêuticos num curto espaço de tempo (1 ano).
- O OMTX705 é um ADC (com composição AntiFAP‐Cytolysin) que demonstrou uma inibição de 100% do crescimento tumoral e regressão do tumor, sem efeitos secundários em modelos murinos de cancro do pâncreas, cancro do pulmão invasivo e cancro da mama triplo negativo.
- O OMTX703 é um ADC (com composição AntiENG‐Cytolysin) que demonstrou uma inibição de 100% do crescimento tumoral e regressão do tumor em modelos animais de sarcoma de Ewing, em colaboração com o MD Anderson Cancer Center de Houston.
- O OMTX905 é um anticorpo difuncional antiFAP‐TRAIL que demonstrou uma inibição significativa do crescimento de tumores da mama triplo negativo.
Resultados:
Mostramos-lhes as principais conclusões dos estudos levados a cabo no OMTX705 que, em geral, mostraram uma alta eficácia, sem efeitos secundários, em modelos animais com tumores humanos sólidos invasivos (pâncreas, pulmão, mama triplo negativo) para os quais não existe atualmente tratamento eficaz.
Pâncreas:
- O OMTX705 em doses não tóxicas provoca uma regressão total do tumor em ratos xenograft com tumores de pâncreas humanos.
- O OMTX705 apresenta uma atividade complementar e muito mais potente do que os medicamentos de referência ‐ gemcitabine e abraxane ‐ para o tratamento do cancro do pâncreas.
Mama triplo negativo:
- O OMTX705 apresenta atividade antitumoral em ratos xenograft com tumores da mama triplo negativo humanos.
- O OMTX705 inibe a 100% o crescimento tumoral e induz a regressão do tumor da mama triplo negativo, isoladamente ou combinado com Paclitaxel, sem efeitos secundários.
Pulmão
- O OMTX705 apresenta atividade antitumoral em ratos xenograft com tumores do pulmão humanos.
- O OMTX705 inibe a 100% o crescimento tumoral e induz a regressão do tumor do pulmão, isoladamente ou combinado com Paclitaxel, sem efeitos secundários.
- O OMTX705, inclusive em doses subótimas, provoca a regressão total do tumor em ratos xenograft com sistema imunitário humano e tumores do pulmão humanos.
- O OMTX705 apresenta uma atividade antitumoral no pulmão muito mais potente na presença do sistema imunitário humano.
- O OMTX705 apresenta uma atividade antitumoral no pulmão muito mais potente do que o Keytruda (MSD).
Imunoterapia
- O OMTX705 apresenta uma atividade muito potente por si só como tratamento antiterapêutico.
- A atividade antitumoral é otimizada quando se combina o mesmo com o Keytruda, aumentando a eficácia e atrasando/evitando a recaída.
Desde o ano de 2019 colaborámos com o projeto I+D da empresa Oncomatryx sobre um composto antitumoral (o OMTX705) com 500.000€ até à data.
Em 2022 passaram à fase clínica da investigação (aplicação em pessoas) e confirmámos que vamos continuar a colaborar com eles. No Grupo Acideka confiamos na investigação de novas vias que permitam o alívio desta doença que afeta milhares de pessoas.
Apostar na ciência e na investigação é apostar numa melhor qualidade de vida.