GrupoAcideka

Como se torna a água potável?

Três quartos da Terra estão cobertos de água, mas apenas 0,4% é potável. Uma das ações que realizamos na Acideka é tornar a água potável, transformando-a em ideal para o consumo humano.

Em que consiste a potabilização?

Em eliminar as substâncias que possam ser perigosas para a saúde como algas, areias ou as bactérias e vírus.

Não há água que não se possa tornar potável, sempre que se utilize a tecnologia adequada e se cumpram os seus processos.

Para assegurar que toda a população tem acesso a este recurso, depois de ser potável, há que seguir uma série de padrões para conseguir a qualidade perfeita, em conformidade com os critérios determinados pelas autoridades locais e internacionais.

Onde se torna a água potável?

O processo de potabilização da água é realizado em instalações específicas conhecidas como unidades de purificação. O seu nome técnico é “Estação de Tratamento de Água Potável” (ETAP).

O processo pode variar em função das condições naturais do território:

Quando a obtemos de um rio ou lago, fá-lo-emos através de um processo de separação de componentes da água natural e depois da eliminação de impurezas, filtração e desinfeção com cloro ou ozono.

Quando contém presença de sais e/ou metais pesados, o processo é complicado e difícil devido ao risco que estes elementos implicam.

Em zonas com escassez de recursos hídricos como as zonas costeiras, obter-se-ia por dessalinização através de osmose inversa ou destilação.

Etapas da potabilização da água

Em que consiste o processo?

O processo de e potabilização da água é formado por seis passos:

Pré-tratamento da água: eliminam-se elementos sólidos de grande dimensão coando-os com uma rede. Esta evita que passem ramos e objetos grandes, para além de proteger os seres vivos.

Coagulação-Floculação: Ajusta-se o pH adicionando ácidos e agentes coagulantes.

Decantação: Faz-se a separação através da gravidade das partículas em suspensão que a água transporta. Os sedimentos nocivos mais densos ficam no fundo. Os menos densos continuam dissolvidos na água decantada.

Filtração: faz-se passar a água por um meio poroso que elimina os sedimentos menos densos para deixar de coar impurezas.

Desinfeção da água: Adicionamos cloro para que desapareça qualquer tipo de bactéria ou vírus. A exclusão de agentes patogénicos de águas subterrâneas ou mananciais naturais pode conseguir-se também com a irradiação de raios ultravioletas e a aplicação de ozono.

Análise e controlo de segurança da água

Depois de terminadas as cinco etapas anteriores na ETAP, realizamos diversas análises à água para garantir a sua potabilidade – deverá ser incolor, inodora e insípida e cumprir a regulamentação vigente de cada país.

Atualmente, mais de 2 mil milhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável segura. Na Acideka colaboramos em diferentes projetos que têm por objetivo conseguir que esta população tenha um acesso a sistemas de água potável, um bem de primeira necessidade que é fundamental para assegurar a sua saúde e bem-estar.